Legatus

Legatus entrevista Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é  presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Há 4 anos,  foi uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil ( MdB), do qual também é presidente.

O Grupo reúne cerca de 5 mil mulheres, em diversos estados do país no exterior, e tem como objetivo influenciar o debate público, propor políticas e  ações em prol do bem comum.

O Mulheres do Brasil é um grupo apartidário e que não se propõe a lançar candidatos às eleições.

Reúne pessoas de todas as classes sociais e das mais diversas profissões. Está sediado em São Paulo, mas tem núcleos operando  em dezenas de cidades.

É aberto à participação de todos os interessados e  o contato pode ser feito pelo site grupomulheresdobrasil.com.br

Uma conquista importante do Grupo MdB foi a aprovação, no Senado,  do projeto de lei  que estabelece  cotas para mulheres em conselhos de empresas estatais.

Na entrevista à Legatus Mulheres, Luiza Helena fala sobre as principais causas  e ações do MdB. Ela fala também sobre lei de cotas e combate à violência contras as mulheres.

Em março de 2017, o Senado Federal aprovou  projeto de lei, patrocinado pelo Grupo Mulheres do Brasil,  que estabelece cotas para mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas Públicas e de Economia Mista.

O projeto ainda depende de aprovação na Câmara dos Deputados. Ele prevê a adoção gradual de cotas , começando em 10% e chegando a 30% das cadeiras no conselhos  até 2022.

Estabelecer cotas ou incentivos nos cargos mais altos das empresas  segue uma tendência mundial, que começou com a Noruega em 2003,  e tem como efeito aumentar a visibilidade,  criando mais oportunidades para a ascensão profissional das mulheres.

No Brasil, apenas 7% das cadeiras nos conselhos de administração das empresas são ocupadas por mulheres. Esse número cai para 3% quando excluímos as mulheres que são herdeiras ou donas de empresas.

Confira a entrevista completa na TV Legatus!

Agradecimento a Itaipu Binacional patrocinadora desse artigo.

Matérias relacionadas

)boas práticas(

Legatus entrevista Vanessa Grossi

Vanessa Grossi é líder do Programa de Diversidade de Gênero...

)boas práticas(

Legatus entrevista Sophie L’Hélias

Sophie L’Hélias é conselheira do grupo Kering, a gigante francesa...

Legatus