Legatus

Legatus entrevista Sophie L’Hélias

Sophie L’Hélias é conselheira do grupo Kering, a gigante francesa de grifes de luxo. Ela fala sobre o efeito altamente positivo da adoção de cotas para mulheres em Conselhos Administrativos de empresas.

Em diversos países do  mundo,  a obrigatoriedade de contratar mulheres para cargos em conselhos tem provocado  o avanço da liderança feminina em todas as etapas da carreira e, sobretudo, tem aumentado a diversidade cultural das empresas no nível executivo, tornando-as mais adaptadas ao ambiente de negócios globalizado.

Os dados provém de uma pesquisa mundial conduzida pela LeaderXXchange, uma organização internacional presidida  por Sophie L´Hélias, cuja missão é  identificar mulheres aptas a integrar conselhos executivos.

A entrevista foi  realizada em Miami, durante o 7O. Forum Econômico das Américas. Assista na íntegra!

 

* Sobre a Lei de Cotas para Mulheres em Conselhos de Empresas no Brasil:

Em março de 2017, o Senado Federal aprovou  projeto de lei, patrocinado pelo Grupo Mulheres do Brasil,  que estabelece cotas para mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas Públicas e de Economia Mista.

O projeto ainda depende de aprovação na Câmara dos Deputados. Ele prevê a adoção gradual de cotas , começando em 10% e chegando a 30% das cadeiras no conselhos  até 2022.

Estabelecer cotas ou incentivos nos cargos mais altos das empresas  segue uma tendência mundial, que começou com a Noruega em 2003, com cotas de 40%,  e tem como efeito aumentar a visibilidade,  criando mais oportunidades para a ascensão profissional das mulheres.

No Brasil, apenas 7% das cadeiras nos conselhos de administração das empresas são ocupadas por mulheres. Esse número cai para 3% quando excluímos as mulheres que são herdeiras ou donas de empresas.

 

Agradecimento à Itaipu Binacional, patrocinadora desse artigo.

Matérias relacionadas

)boas práticas(

Legatus entrevista Vanessa Grossi

Vanessa Grossi é líder do Programa de Diversidade de Gênero...

)boas práticas(

Legatus entrevista Sophie L’Hélias

Sophie L’Hélias é conselheira do grupo Kering, a gigante francesa...

Legatus